quarta-feira, 28 de julho de 2010

DICAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS


NA PRODUÇÃO DO MATERIAL ESCRITO (SLIDES)
Deve ser produzido apenas um slide para ser apresentado, mesmo se for trabalho em grupo. E esse deve conter tópicos com pequenas frases, e não textos muito extensos, o tamanho da fonte deve ser suficiente para ser visto por todos os presentes. O último slide obrigatoriamente deve trazer a bibliografia. Evite o uso de palavras desconhecidas, na escrita e na fala, se o seu uso for realmente necessário, então, verifique o significado com antecedência, do contrário não a use e substitua-o por sinônimos.

FORMATAÇÃO - Fonte: grande, padronizada (a mesma fonte e tamanho do início ao fim da apresentação), use CAIXA ALTA (letra maiúscula) para destacar, recuo único (esquerdo, centralizado, direito ou justificado), ou seja, o mesmo recuo, fonte e tamanho de fonte em todos os slides.

PRIMEIRO SLIDE - Insira no primeiro slide: Título, Instituição (Escola), Disciplina, Professor e os Integrantes.

GRAVURAS - Se colocar gravuras nos slides, use duas ou três imagens que representem o que será dito pelo grupo ou que façam referências a algo que será mostrado, por exemplo, fotos de: autores, pesquisadores, compositores, artistas, livros, objetos, etc. Não use imagens apenas por estética, por exemplo: palhaço, flores, corações e ou qualquer outro acessório que possa distrair a atenção do tema e ainda deixar a apresentação "pesada" ou "complexa" para manuseio.

ÁUDIO E VÍDEO - Se optar em usar áudio ou vídeos no trabalho, então, insira nos slides Hiperlink para buscar estes recursos de forma mais rápida ou insira um lembrete no próprio slide, do tipo: "reproduzir a música 'x' no CD-Player" ou "passar o documentário no DVD".

DIVISÃO DO TEMA -
Se for trabalho em grupo, divida o tema previamente, coloque marcações nos slides,tais como: ato 1 (primeiro falante), ato 2 (para o segundo), e assim por diante. Para marcar a troca de componente ainda podemos colocar o nome do aluno no slides ou mesmo criar outras formas de marcações, de modo que só o grupo saiba o significado.

ANTES DA APRESENTAÇÃO
  • Reescreva o conteúdo, conheça-o previamente, releia o texto antes e separe apenas o material necessário para levar em mãos;

  • Todos devem possuir um resumo do material, pois na falta de algum integrante, outro poderá assumir a posição daquele, tendo o mínimo de perdas;

  • Procure minimizar ou zerar as dúvidas, com a professor (a), antes da apresentação;

  • Se não entendeu algo que julgue necessário para a compreensão do tema verifique com o (a) professor(a) a possibilidade dele(a) explicar, se não o fez antes, peça que o faça durante a apresentação.


DURANTE A APRESENTAÇÃO
Durante a apresentação, se for trabalho em grupo, evite dizer frase do tipo: "eu fiz", "eu quis disser", "eu fiz assim..." porque essas frases demonstram desunião na preparação do material e indicam que não foi feito em grupo e sim em "euquipe".

USO DE MATERIAL COMUM - Quando fizer uso de livro ou apostila no inicio da apresentação indique para a turma qual é a página, registre esta referência no slide se possível.

DOS RECURSOS - Antes de iniciar a apresentação copie para o PC o material produzido e posicione os recursos que serão usados: mouse, teclado, cpu, retroprojetor, caixas de som, rádio, cartazes e outros itens. Esses, organizados de modo a facilitar o seu uso para maximizar a qualidade da apresentação, pois este é o porquê da escolha de usá-los.

DO TEMPO DETERMINADO - Use no mínimo 80% do tempo proposto, calcule o tempo que cada aluno precisará, para isso pode-se, antes, fazer uma apresentação à parte, somente para o grupo, do tipo: "falar para as cadeiras". Um dos componentes deve ficar atento e marcar o tempo da apresentação, para a mesma não se prolongar ou ficar reduzida demais, tendo como base o que foi proposto pelo professor e procurando ficar entre 80% e 90% (por cento) desse tempo.

DA FALA E DO TEMA - Inicie, falando a Introdução do tema (geral), ou seja, sobre o que se trata à pesquisa, e depois desenvolva o tema com maior riqueza de detalhes, finalize a apresentação com um resumo ou conclusão; Evite deixar o silêncio dominar a apresentação e quando mais de um integrante for falar, encerre o ato narrativo com um convite ao próximo falante.

SUGESTÕES
  • Não falar voltando-se para o quadro, para o canto, parede ou teto, fale para o público;
  • Não falar baixinho, seja claro, fale em alto e bom som;
  • Não falar apenas com o professor, veja a turma como um todo, o público alvo;
  • Evite entrar na frente do data show, Retro projetor, cartazes, e outros itens que fizer uso.
  • Evite também ficar escrevendo na lousa por muito tempo, isso deixa a aula monótona e faz com os colegas diminuam ou percam o interesse.

DA DISPOSIÇÃO ESPACIAL DOS COMPONENTES
Os componentes do grupo no momento que não estiverem apresentando suas idéias procurem não chamar a atenção dos ouvintes: escorando-se na parede, manuseando papéis e livros enquanto o colega fala da pesquisa, e entre outras coisas, não cruzem ou fique mexendo os braços e pernas, demonstrando ansiedade e nervosismo, pois isto, atrai a atenção e distrai os ouvintes do que é importante, ou seja, o tema que está sendo apresentado. Procurem se posicionar de forma previamente pensada, veja os exemplos:

1. Um colega fica responsável pelo áudio, vídeo, rádio, caixa acústica, etc;
2. Um segundo aluno manuseia o computador, passando os slides quando necessário;
3. Dois ou mais componentes seguram cartazes, com imagens ou tópicos correlatos ao tema;
4. Os demais componentes podem distribuir exercícios, frases, textos, poemas, livros, etc., ou seja, amostras introdutórias ou complementares a apresentação;
5. os componentes do grupo, enquanto não apresentam, podem sentar-se à frente da turma para dar apoio, mas de modo que não venham a distrair o falante ou a turma;
6. Por fim, a apresentação pode ser feita individual ou em dupla, mas também pode ser intercalada, revisando as posições entre todos os integrantes.


RODRIGUES, ANANIAS LEMOS. Grd. Licenciatura Plena Letras Português/Inglês.
Pela Faculdade Saberes. Vitória, novembro de 2009.


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